Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Exploração madeireira da Amazonia é possivel???

Amazônia - Região natural situada na América do Sul, coberta em grande parte por floresta tropical, onde aproximadamente 30% de seu território está incluso no estado do Amazonas.

De acordo com Alexander von Humboldt, a floresta, vista de cima, tem uma camada contínua de copas, situadas aproximadamente a 50 metros do solo, por isso ele definiu a mesma como Hilea amazônica.

Entre toda a biodiversidade amazônica, a que nos interessa é a exploração madeireira sustentável da Amazônia.

Isto é possivel? Desde 1998, o Codigo Florestal Brasileiro, proíbe a exploração madeireira sem um plano de manejo sustentável, isto é, a exploração organizada de modo a reduzir os danos a floresta, garantindo que somente árvores selecionadas de forma técnica sejam derrubadas, diminuindo os riscos de acidentes e aumentando a eficiencia da extração madeireira.

Essa derrubada de árvores já adultas é benéfica para o meio ambiente, já que as mesmas tem sua capacidade de transformar o gás carbônico em madeira diminuída. Desse modo é melhor você retirar essa árvore ja adulta e no fim do seu ciclo de vida que esta consumindo grande quantidade de nutrientes do solo, energia solar e distribuir entre as pequenas árvores em desenvolvimento abaixo dela...

Como exemplo de manejo sustentável bem sucedido na Amazônia temos o projeto MAMIRAUÁ, o modelo implantado pelo IDSM (Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, na região do Médio Solimões, no Estado do Amazonas, estimula e conta com ampla participação das comunidades locais. O objetivo é equilibrar a exploração da madeira (e o atendimento das necessidades econômicas da população) com a preservação da floresta (e da biodiversidade das espécies de árvores ameaçadas de extinção).


Este projeto do IDSM ja apresenta resultados positivos e pode e deve ser disseminado por toda a Amazonia, ja que é um projeto de sucesso. O ponto forte deste projeto é a preservação de espécies ameaçadas e garantia de toda a biodiversidade. Alem de ser um modelo que conta com a ampla participação da comunidade e empresas madeireiras locais conciliando sabedoria popular e informações tecinicas e cietificas deprofissionais competentes da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário